sábado, 28 de maio de 2011

PROJETO PLANTE A PAZ

20 - DICAS PARA VIVER, CONVIVER E CONSTRUIR A NOSSA CULTURA DE PAZ

01- Creio em Deus e em nosso senhor Jesus o príncipe da paz.
02- Ame o seu próximo como a si mesmo, para o seu bem e para o bem e para o bem da humanidade.
03- Plante em seu cérebro, cultive no seu coração e semeie no dia a dia, as sagradas sementes da FÉ, da PAZ e do AMOR a DEUS e ao PRÒXIMO. Para que possamos amar e proteger as nossas criaças, orientar os nossos jovens a seguir no caminho do bem, viver e conviver com os outros em paz e harmonia e amparar e respeitar os idosos.
04- Seja um agricultor da paz do Projeto Plante a Paz ou participe de movimentos sociais ou das instituições que se dedicam a promoção e a prática de uma cultura de paz.
05- Lembre-se quê, não briga dois quando um não quer, e é melhor um pacifista vivo do que um violento morto.
06- Não há problema que um pouco de boa vontade, paciência e o bom senso, não o ajude a resolver.
07- Em caso de dúvidas, siga sempre a opção que constribuir mas com a cultura da paz, visando a preservar a integridade física e mental sua e da outra arte, afinal, o tempo se encarrega de nos mostrar a verdade, quem error e qual a forma mais pacifica de reconhecer e reparar os danos, sem precisar promover ou fazer uso da violência para solucionar o problema.
08- Olhar para o seu semelhante, sempre com amor, carinho e ternura e nunca se esqueça que o maior agente causador da violência é a falta de amor, respeito, responsabilidade e comunicação entre as partes.
09- Ao invés de xingar ou fazer um gesto obseno para alguém, procure sempre elogiar ou enviar gestos positivos do tipo: ok, legal, paz e amor, vamos platar e cultivar a paz em nossos corações e etc.
10- Não alimente ódio e nem guarde rancor, além de fazer mal a sua saúde, não contribui em nada com a cultura da paz. Até porque perdoar é develver ao outro o direito de ser feliz.
11- Não incentive a brigas ou alimente discórdia com alguém e procure ajudar sempre que precisar solucionar seus conflitos da forma mais pacifica possível, afinal, ninguém nasceu para matar ou morrer de graça.
12- Procure fazer novos amigos e ao fazer, procurem discutir assuntos ou temas ligados à educação para a paz, visando sempre, meios pacíficos de prevenção à violência, por meio de uma cultura de paz.
13- Evitem andar só ou mal acompanhado em locais ermos, escuros ou tidos como preigosos. Você só tem direito a uma vida e jamais deverá brincar com ela ou pô-la em risco.
14- O uso indevido de drogas, não contribui em nada com a sua vida e nem com uma cultura de paz, por isso ao fazer uso destas, não dirija e nem procure criar caso com ninguém. Até porque, em algum lugar do mundo, tem alguém que tanto te ama à tua espera.
15- Seja humilde, solidario, atencioso, prestativo, prudente, justo e etc. Com os outros e sorria sempre. Pois ninguém tem nada a ver com os seus problemas ou com o seu mau humor, quer melhorar, peça ajuda e retribua ajudando quando for solicitado.
16- Dê o melhor de si em casa com a sua família, na comunidade com seus vizinhos, no trabalho com os seus companheiros e na sociedade com as pessoas que se relacionar no cotidiano. Dialogue sempre construindo ou promovendo uma cultura de paz e nunca se esqueça que o desconhecimento ou (a) de hoje, pode vir a ser o grande amor da sua vida amanhã.
17- Não reze ou ore a Deus, só para pedir coisas ou bens materiais para você e sua família, mas sim para pedir também paz para você, sua família e para toda humanidade.
18- Pratique e estimule as pessoas a praticarem uma atividade espiritual ou religiosa, uma vez que querem se desenvolve espiritualmente ou se encontra com Deus, dificilmente é um agente multiplicador da violência ou participa de eventos que comprometam ou inviabilizem a nossa evolução pessoal, social ou humana.
19- Mantenha sempre acesa a chama da esperança por um tempo de paz, ainda que nem você, viva essa doce realidade, um dia nossa descendência irá nos agradecer por termos nos esforçado e construido a sua ou melhor, a nossa cultura de paz. Visando a valorização e a preservação da vida bem como, a manutenção da paz entre as pessoas. Principalmente entre as nossas crianças.
20- Por isso vamos plantar e cultivar a paz em nossos corações: Hoje, Amanhã e Sempre. Por Amor e Respeito a Deus, a Vida, a Educação Para a Paz e aos Direitos Humanos.


Autor: Carlos Fernando o agricultor da paz.

Um comentário: