quinta-feira, 30 de maio de 2013

Após tornado, cidade americana adota medidas sustentáveis

 

O museu da cidade foi a primeira edificação erguida após o tornado e deu à cidade o certificado mais importante em sustentabilidade dos Estados Unidos
Diversas cidades dos Estados Unidos têm sido devastadas por conta dos tornados que vêm ocorrendo no país. Há seis anos, os norte-americanos passavam por essa situação e uma cidade do estado do Kansas, Greenburg, foi destruída por ventos de até 330 km/h. Mas o pequeno centro urbano foi reerguido e hoje é referência em sustentabilidade.

Com pouco mais de 1,5 mil moradores, o primeiro passo foi a construção do museu da cidade, o 5.4.7 Arts Center. A edificação recebeu este nome pois o furacão que devastou a cidade foi de nível cinco, no dia quatro de maio, no ano de 2007, como informou o site da prefeitura de Greenburg.

Com sistema para captar e usar água da chuva, painéis solares e três turbinas eólicas, o centro de artes é autossuficiente em energia, divulgou o Jornal Nacional. Essa green building fez a pequena cidade ser a primeira a receber o certificado mais importante de sustentabilidade do governo americano, o LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).

Além dos sistemas de energias limpas, os moradores incluíram no projeto arquitetônico do museu o aproveitamento da luz natural. A parede sul foi construída com grandes janelas que permitem a entrada da luz solar, aquecendo o ambiente. Já a parede do lado norte é fechada para proteger o interior do vento frio do inverno.

A mesma estratégia de aproveitar ao máximo a luz natural foi adotada pelo hospital local. Durante a noite, ou em locais mais fechados, usam-se as luzes de LEDs, que permitem uma economia de 30% no consumo de energia. Além disso, há reaproveitamento da água da chuva nos banheiros, o que reduziu em 50% a perda do recurso natural.
Outros exemplos
A adoção da luz natural, coleta seletiva de lixo, aproveitamento da água da chuva e uso de equipamentos que economizam energia também pode ser vista na escola da cidade, a Kiowa County School. Além dessas edificações, os moradores criaram uma fundação para estimular a construção de casas verdes.

Os interessados podem passar um fim de semana em uma casa modelo, construída com material reciclado, que usa energia solar. Tudo é feito para economizar energia e água, como o sistema que capta a água usada para lavar as mãos e dar descarga.

“Uma vez, um especialista em meio ambiente me disse que não entendia como uma pequena comunidade no meio do nada poderia mesmo cogitar se reconstruir. E eu respondi, tem duas coisas que você não entendeu. Número 1: é o nosso lar. E número 2: nós estamos no meio de tudo", apontou o prefeito da cidade, Bob Dixson, em entrevista ao Jornal Nacional.
Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário